A Câmara Municipal de Sintra aderiu no dia 19 de outubro de 2016 ao projeto “Compromisso Pagamento Pontual”, que tem como objetivo diminuir os atrasos de pagamentos a fornecedores.
A Câmara Municipal de Sintra foi a primeira autarquia da Área Metropolitana de Lisboa a aderir a este projeto, que conta já com cerca de 700 empresas, organizações e autarquias. Deste modo, associando-se ao projeto “Compromisso Pagamento Pontual”, a câmara já é um bom exemplo de pontualidade nos pagamentos a fornecedores, atualmente fixado a dois dias.
A ACEGE (Associação Cristã de Empresários e Gestores), CIP (Confederação Empresarial de Portugal), IAPMEI (Instituto de Apoio às Pequenas e Médias Empresas e à Inovação), APIFARMA (Associação Portuguesa da Indústria Farmacêutica) e CGD (Caixa Geral de Depósitos) uniram-se na criação deste vasto projeto de sensibilização para a necessidade de uma nova cultura de pagamentos a fornecedores, partindo do exemplo dos líderes e da sua responsabilidade social.
A inexistência de uma cultura de pagamento no prazo acordado aos fornecedores constitui um estrangulamento para o desenvolvimento das empresas e para o crescimento da economia portuguesa. Esta realidade tem um impacto devastador na economia sendo visível no número de falências que origina, no desemprego que cria e na concorrência desleal que provoca.
Ao integrar este projeto, Sintra tem a vantagem de fazer parte de uma lista de empresas/instittuições aderentes, de ser um exemplo a seguir por outras entidades, de contribuir para a diminuição de falências em Portugal (segundo a União Europeia o pagamento com atraso representa 25% do total das falências na Europa) e contribuir para o combate ao desemprego.
Publicado no site da autarquia a 17 de janeiro de 2017.