Vinhos de Colares incluídos na Denominação de Origem Protegidas (DOP)

Vinhos de Colares incluídos na Denominação de Origem Protegidas (DOP)

Os vinhos da região de Colares, em Sintra, já estão incluídos na Denominação de Origem Protegida (DOP), depois da aprovação do Governo da Portaria nº 57/2021 que define o regime de produção e comércio dos vinhos e demais produtos vitivinícolas.

A presente portaria categoriza de Denominações de Origem Protegidas (DOP) a «Colares», «Alenquer», «Arruda», «Torres Vedras», «Bucelas», «Carcavelos» e «Encostas d'Aire», incluindo a indicação das sub-regiões de «Alcobaça» e «Ourém», através da designação de «Medieval de Ourém», «Lourinhã» e «Óbidos».

Em 2020 foi estabelecida a organização institucional do setor vitivinícola e disciplina o reconhecimento, proteção e controlo das denominações de origem (DO) e indicações geográficas (IG) dos vinhos e bebidas espirituosas de origem vínica e produtos vitivinícolas.

Dada a necessidade de simplificar a interpretação dos vários regimes jurídicos das denominações de origem da região de Lisboa, considerou-se necessário reuni-las na mesma portaria, procedendo-se, simultaneamente, à sua adequação ao quadro legal vigente.

Saiba mais sobre o vinho de Colares AQUI.

Consulte a Portaria nº 57/2021 de 12 de março para mais informações.