TURISMOSintra2030

TURISMOSintra2030

Considerando somente as empresas da área de alojamento, restauração e similares (sendo que agências de viagens, operadores turísticos e empresas de organização de eventos ou aluguer de bens e equipamentos estão englobadas no grupo acima referido de atividades administrativas e serviços de apoio), temos cerca de 2.500 empresas em Sintra, representando um peso de aproximadamente 6,8% no total das empresas existentes no Concelho, ainda assim, inferior ao peso médio destes estabelecimentos na Área Metropolitana de Lisboa (7,8%) e no Continente (8,1%).
Sintra registou cerca de meio milhão de dormidas em 2017 (registando ainda assim, um decréscimo de 12% face aos 2 anos anteriores), sendo que 70% das mesmas se referem a cidadãos estrangeiros, destacando-se por ordem de nacionalidades, Espanha (15%), Reino unido (9%), França (8%), Alemanha (quase 8%) e Holanda (4%).
Uma empresa a operar neste setor em Sintra, terá em média cerca de 5 empregados e deverá gerar um volume de negócios anual de pouco mais de 200.000€.

Cerca de 40% das visitas a monumentos em Sintra, acontecem no Palácio Nacional da Pena (recebeu mais de 1,3 milhões de visitantes em 2016), seguindo-se a Quinta da Regaleira (19%) e o Palácio nacional de Sintra (16%).

Estabelecendo um perfil médio do visitante, dificilmente este ficará hospedado em Sintra (apenas 20% destes ficam, optando maioritariamente por Lisboa e Cascais). Caso fique hospedado, deverá passar apenas 2 noites em Sintra (abaixo da estada média da AML e de Portugal) e terá uma considerável capacidade financeira, estando disposto a pagar um valor de estadia consideravelmente acima da média portuguesa e de qualquer outro município (cerca de 92€ por dormida).

Missões realizadas pelo GAEM/Presidência da Câmara Municipal de Sintra

No quadro do apoio à internacionalização do tecido empresarial e captação de investimento para o Concelho de Sintra, a Câmara Municipal de Sintra, através do respetivo Gabinete de Apoio Empresarial está a organizar Missão Empresarial, de âmbito multissectorial ao Rio de Janeiro e São Paulo. Esta Missão está prevista para o início de dezembro de 2019.

O setor agroalimentar, rochas ornamentais, turismo e imobiliário, entre outros são os mais destacados.

Esta iniciativa conta com o apoio da Câmara Portuguesa de Comércio e Indústria do Rio de Janeiro e da Prefeitura de Guarulhos/São Paulo, bem como da Câmara de Comércio e Indústria Portuguesa, entre outros.

Para efeitos de inscrição de avanço a esta iniciativa poderá endereçar e-mail para o seguinte endereço: aplacido@cm-sintra.pt

De referir que esta ação vem reforçar a Missão que ocorreu em Sintra no passado 4 de Abril que acolheu delegação de 14 empresários da região de São Paulo interessados na prospeção de negócio e de investimento quer no setor industrial, no investimento imobiliário e turismo.

RSS FEEDS

Feed Publituris

Publituris

O jornal da indústria do Turismo
Pode contactar-nos através deste formulário: