Candidaturas abertas para os European Enterprise Promotion Awards

Candidaturas abertas para os European Enterprise Promotion Awards

Estão abertas as candidaturas à 15.ª edição dos European Enterprise Promotion Awards, um concurso realizado em parceria com a Comissão Europeia que contribui para a promoção do espírito de empreendedorismo empresarial, até 10 de maio.

Os European Enterprise Promotion Awards (EEPA) são uma iniciativa da Comissão Europeia que distinguem iniciativas identificadas como boas práticas de promoção empresarial em várias áreas, em função da especificidade do seu contributo para o desenvolvimento económico e o emprego das regiões.

Lançados em 2005 os prémios EEPA têm como objetivo distinguir boas práticas da iniciativa empresarial, partilhar boas práticas e encorajar e inspirar potenciais empreendedores na Europa.

O processo de seleção inclui duas fases para qualificação, uma a nível nacional, outra a nível europeu.

Ao IAPMEI - Agência para a Competitividade e Inovação, enquanto Coordenador Nacional desde a 1ª edição (2006), compete-lhe promover e dinamizar a iniciativa no País e apresentar à competição europeia os projetos selecionados na fase nacional (máximo de dois projetos em categorias diferentes).

Aos EEPA 2021 podem candidatar-se projetos ou iniciativas em curso há pelo menos 15 meses, desenvolvidas por entidades públicas ou por entidades privadas com envolvimento de entidades públicas. Apenas os candidatos que participam na 1ª fase – nacional - e que sejam selecionados, podem ser considerados para a 2ª fase – competição europeia.

A competição integra seis categorias:

1)Promoção do espírito de empreendedorismo
2)Investimento nas competências empreendedoras
3)Desenvolvimento do ambiente empresarial e apoio à transição digital
4)Apoio à internacionalização das empresas
5)Apoio à transição sustentável
6)Empreendedorismo responsável e inclusivo

A competição está aberta aos 27 Estados-Membros da União Europeia, bem como a países associados no programa COSME e Reino Unido. As entidades elegíveis incluem organizações nacionais, municípios, cidades, regiões e comunidades, bem como parcerias público-privadas entre entidades públicas e empreendedores, programas educativos e organizações empresariais. Podem candidatar-se projetos financiados por fundos comunitários, ou fundos estruturais.

As candidaturas à 15ª edição dos EEPA devem ser formalizadas junto do IAPMEI até 10 de maio, através de formulário próprio remetido para o e-mail Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.

Mais informações e formulário de candidatura AQUI