A Comissão Europeia lançou o novo Programa Horizonte Europa 2021-2027, com vista ao aumento do apoio à inovação e à investigação, disponibilizando 95,5 mil milhões de euros de financiamento a empresas e universidades.
Este programa constitui a principal iniciativa da União Europeia destinada a apoiar a I&I – Inovação e Investigação, desde a conceção inicial até à comercialização, e complementa os financiamentos nacionais e regionais.
Inicialmente a seleção dos projetos apresentados no âmbito do Programa Horizonte Europa realizava-se com base na qualidade dos projetos apresentados favorecendo a posição dos Estados com maior dimensão e mais desenvolvidos, no entanto em 2020 foram introduzidas algumas regras a favor das PME – pequenas Médias Empresas que permitiram aumentar a participação de países mais pequenos, como é o caso de Portugal.
A Excelência científica, os Desafios globais e a Competitividade industrial europeia e Europa inovadora, são os 3 pilares do programa e têm como objetivo promover a articulação com os programas nacionais de recuperação e resiliência dos 27 Estados-membros.
Espera-se que o programa reforce os setores científico e tecnológico da União Europeia, a fim de fazer face aos grandes desafios globais em áreas cruciais como a saúde, o envelhecimento, a segurança, a poluição e as alterações climáticas.
De acordo com a proposta da Comissão Europeia, que está a ser analisada pelos Estados-Membros, o programa deverá criar até 100 mil postos de trabalho em atividades de I&I – Inovação e Investigação, entre 2021 e 2027. Espera-se ainda que o programa induza um aumento do produto interno bruto (PIB) que poderá ir até 0,19 % em 25 anos.
Informações adicionais AQUI.