Sintra vai ter Escola Universitária do ISCTE especializada em tecnologias digitais

Sintra vai ter Escola Universitária do ISCTE especializada em tecnologias digitais

Foi aprovada, pela Assembleia Municipal, uma parceria entre a Câmara Municipal de Sintra e o ISCTE – Instituto Universitário de Lisboa, tendo por objeto a instalação em Sintra, de uma Escola Universitária do ISCTE, especializada em Tecnologias Digitais Aplicadas.

A Câmara de Sintra cede um terreno para o ISCTE instalar a primeira instituição universitária a norte da Área Metropolitana de Lisboa. O ISCTE -Sintra será uma Escola de Tecnologias Digitais Aplicadas e começará por oferecer, à maior concentração de jovens do país, 10 cursos que combinam ciências digitais com arte, património, tecnologias educativas, gestão, indústria, serviços e cibersegurança.

A concretização de uma escola universitária especializada em Tecnologias Digitais Aplicadas irá colmatar uma falha na oferta curricular de nível superior: os cursos dirigidos às novas procuras no âmbito do digital. Esta será a primeira escola do país especializada neste setor, que prevê ter em 2026, 2.500 a 3.000 estudantes.

Basílio Horta, presidente da autarquia sublinha que “é grande honra que a Câmara tem em ter o ISCTE connosco. A primeira faculdade de tecnologias do país é um passo importantíssimo na modernização do concelho, é uma resposta muito importante para tantos jovens que não tinham oportunidade de ter esta formação e que passam a ter, no concelho mais jovem do país.”

Para Maria de Lurdes Rodrigues, reitora do ISCTE, a localização do novo polo do Iscte em Sintra irá aumentar as oportunidades de formação e de carreira profissional dos jovens do concelho e dos municípios circundantes. “Através de uma Escola especializada em Tecnologias Digitais Aplicadas haverá uma aproximação entre o ensino, a atividade económica e o tecido social da região”, afirmou a reitora.

Sintra é o concelho do país com população mais jovem na faixa etária entre os 15 e os 24 anos e onde o abandono escolar por jovens que concluíram o secundário apresenta valores muito elevados, justificando-se a criação de uma oferta de ensino superior de proximidade, oferecendo formação nas áreas tecnológicas essenciais para a transformação digital, desde logo do tecido económico do concelho.

Esta parceria também tem por objetivo o lançamento de iniciativas de promoção da integração universidade/empresa, em particular nos domínios de conhecimentos em que a escola se insere e tendo em atenção as necessidades de qualificação dos recursos das empresas e outras entidades, públicas ou privadas que operem no município de Sintra.