StoneCITI impulsiona indústria da pedra natural em Sintra

StoneCITI impulsiona indústria da pedra natural em Sintra

As antigas instalações da Fábrica Pardal Monteiro, em Pêro Pinheiro, vão dar lugar ao Centro de Inteligência e Tecnologia e Inovação –  StoneCITI, após a assinatura do acordo de cedência do imóvel entre a Câmara Municipal de Sintra e a Associação para a Inovação e Tecnologia em Pedra Natural – AITPN, esta sexta-feira.

O StoneCITI é um projeto inovador que, para o presidente da autarquia, Basílio Horta, dá inicio à “concretização de um grande projeto para todo o Concelho de Sintra e para o país. Desde o inicio do nosso mandato que o setor da pedra foi objeto da nossa atenção, porque é um setor que honra a economia portuguesa”.

A assinatura deste protocolo marca, não só, a revitalização deste lugar, mas de todo o setor ao nível local, nacional e internacional. A criação deste centro tecnológico vai “representar maior valor acrescentado para a indústria, para a produção nacional e para as exportações”, mencionou o edil.

Desenvolvido entre a ASSIMAGRA, juntamente com os empresários do setor de Pêro Pinheiro, o Instituto Superior Técnico e o Município de Sintra, com o intuito de atrair valor real para o concelho de Sintra, o projeto tem como objetivos principais a inovação e a promoção do desenvolvimento tecnológico, logístico e operacional da indústria da pedra natural, a valorização e gestão dos recursos minerais em Sintra e a internacionalização do setor e a formação profissional.

A cerimónia de apresentação do projeto contou com a presença do presidente do Instituto Superior Técnico, Rogério Colaço, do vice-presidente executivo da ASSIMAGRA, Miguel Goulão, e do diretor da Associação para a Inovação e Tecnologia em Pedra Natural, Pedro Amaral.

Rogério Colaço destacou a ideia visionária desta iniciativa por permitir ligar um bem “a rocha ornamental, o seu valor, os empregos que cria, à capacidade tecnológica de desenvolver esse setor, em criar maior riqueza, maior eficiência e um menor impacto ambiental”.

Para Miguel Goulão, este dia é de particular importância porque “foi daqui, desta região, que muitos homens e mulheres trabalharam a pedra com o selo de saber fazer. E foi esse selo que permitiu ao setor ter presença nas principais obras por este mundo fora”.

O diretor da AITPN, Pedro Amaral, referiu-se a esta cerimónia como a marca que dá inicio à mudança do sector, “vamos finalmente ter uma oportunidade de sustentar o nosso crescimento metendo todas as pessoas e todos os parceiros na mesma solução. Desenhámos o centro, vamos desenhar e usar a inteligência, vamos olhar para aquilo que é a tecnologia, vamos criar a inovação e vamos dá-la à industria”.

Recorde-se que, a autarquia, assinou a escritura para a aquisição da antiga fábrica Pardal Monteiro, um investimento de 725 mil euros, em fevereiro de 2019.
 
O imóvel irá receber as instalações do Centro de Inteligência e Tecnologia da Indústria da Pedra Natural – StoneCITI, gerido pela Associação para a Inovação e Tecnologia em Pedra Natural (APEDRA), com o objetivo de desenvolver uma estratégia que contribua para o desenvolvimento da indústria da Pedra Natural com base na inovação e formação.