No seguimento do Plano de Levantamento Gradual das Restrições, o certificado de vacinação ou teste negativo à covid-19, deixam de ser exigidos em restaurantes e hotéis.
A medida foi aprovada pelo Conselho de Ministros, onde ficou decidido que Portugal a partir do dia 1 de outubro passa do estado de contingência para o estado de alerta.
Desta forma, a apresentação de certificado digital ou teste negativo à covid-19, em situações como o consumo de refeições no interior de restaurantes, a partir da tarde de sexta-feira e aos fins de semana, tal como no momento de check-in dos clientes em alojamentos e unidades hoteleiras, deixa de ser obrigatória. Esta alteração também se aplica às aulas de grupo em ginásios.
Em determinadas situações, o certificado digital continuará a ser utilizado, como é o exemplo das discotecas e bares quando ocorrer a sua abertura.
Na base desta decisão estará a evolução da pandemia em Portugal e o ponto de situação do processo de vacinação, prevendo-se que na próxima fase o país atinge 85% da população com vacinação completa contra a covid-19.
Mais informações AQUI.