Estão a decorrer até 4 de maio de 2020 as Candidaturas aos Prémios Europeus de Promoção Empresarial 2020 (European Enterprise Promotion Awards – EEPA).
Esta iniciativa lançada em 2005 pela Comissão Europeia é um instrumento do Small Business Act, que têm como objetivo distinguir e partilhar as boas práticas de iniciativa empresarial e também inspirar potenciais empreendedores na Europa.
O processo de seleção inclui duas fases para qualificação:
- 1ª fase, seleção a nível nacional;
- 2ª fase, seleção a nível europeu.
Ao IAPMEI, enquanto Coordenador Nacional desde a 1ª edição (2006), compete-lhe promover e dinamizar a iniciativa no país e apresentar à competição europeia os projetos selecionados na fase nacional, até um máximo de dois projetos em categorias diferentes.
As candidaturas à 14ª edição dos EEPA devem ser formalizadas junto do IAPMEI até 4 de maio de 2020, através do formulário próprio devidamente preenchido e assinado. O formulário, em formato ‘PDF’ e ‘Word’, deve ser remetido para o seguinte endereço: Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar..
Aos EEPA 2020 podem candidatar-se projetos ou iniciativas que estejam a decorrer há pelo menos 15 meses e que sejam desenvolvidas por uma entidade pública ou por uma entidade privada, mas com o envolvimento de uma entidade pública. Também se podem candidatar projetos financiados por fundos comunitários, ou fundos estruturais.
Os projetos que foram candidatos em edições anteriores podem ser submetidos à presente edição, desde que apresentem resultados mais robustos.
Os vencedores de edições anteriores podem candidatar-se com um novo projeto/iniciativa.
Apenas os candidatos que participam na 1ª fase nacional e que sejam selecionados, podem ser considerados para a 2ª fase na competição europeia.
Para mais informação, formulário de candidatura, manual operacional e outras informações, aceda a European Enterprise Promotion Awards, disponíveis no website IAPMEI (www.iapmei.pt).
As Categorias a concurso:
A competição integra seis categorias:
1) Promoção do espírito de empreendedorismo (Promoting the entrepreneurial spirit)
Distingue ações e iniciativas a nível nacional, regional ou local, que promovam o espírito empreendedor, especialmente entre os jovens e as mulheres.
2) Investimento nas competências empreendedoras (Investing in entrepreneurial skills)
Distingue iniciativas a nível local, regional ou nacional que melhoram o empreendedorismo, a gestão e as competências dos funcionários.
Inclui também iniciativas ou projetos que visem melhorar as competências dos trabalhadores em pequenas e médias empresas.
3) Desenvolvimento do ambiente empresarial (Improving the business environment)
Distingue as políticas inovadoras a nível nacional, regional ou local que promovam a criação e o desenvolvimento empresarial.
Que simplifiquem os procedimentos legislativos e administrativos das empresas e que implementem o princípio “Pensar primeiro em pequena escala” para as pequenas e médias empresas.
4) Apoio à internacionalização das empresas (Supporting the internationalisation of business)
Distingue políticas e iniciativas a nível nacional, regional ou local, que incentivem as empresas, particularmente, as pequenas e médias empresas, a beneficiarem mais das oportunidades oferecidas pelos mercados dentro e fora da União Europeia.
5) Apoio ao desenvolvimento de mercados ecológicos e à eficiência dos recursos (Supporting the development of green markets and resource efficiency)
Distingue políticas e iniciativas a nível nacional, regional e local, que apoiam o acesso das PME aos mercados ecológicos e ajudam a melhorar a eficiência dos seus recursos através, por exemplo, do desenvolvimento de competências ecológicas e de replicação bem como de financiamento.
6) Empreendedorismo responsável e inclusivo (Responsible and inclusive entrepreneurship)
Distingue ações nacionais, regionais e locais por parte das autoridades ou de parcerias público/privadas que promovam a responsabilidade social nas pequenas e médias empresas e incentivem o empreendedorismo junto de grupos desfavorecidos, tais como desempregados, especialmente desempregados de longa duração, imigrantes, pessoas com deficiência ou minorias étnicas.
Observação: sendo o novo European Green Deal (Pacto Ecológico Europeu) uma das principais prioridades da Comissão Europeia, a questão da sustentabilidade, nos diferentes setores, é uma matéria de extrema relevância, visando um futuro mais sustentável.
Neste âmbito, nas diferentes categorias, o projeto/iniciativa deve demonstrar o respetivo impacto ambiental, em linha com o Pacto Ecológico Europeu, visando distinguir e premiar projetos/iniciativas que convirjam para a economia circular, alterações climáticas, eficiência energética, contratação pública, etc.
- Quem se pode candidatar?
A competição está aberta aos 27 Estados-Membros da União Europeia, bem como países associados no programa COSME:
Albânia, Bósnia e Herzegovina, Kosovo, Montenegro, Macedônia do Norte, Sérvia, Turquia, Armênia, Moldávia, Ucrânia, Islândia e Reino Unido.
As entidades elegíveis incluem organizações nacionais, municípios, cidades, regiões e comunidades, bem como parcerias público-privadas entre entidades públicas e empreendedores, programas educativos e organizações empresariais.
Os projetos candidatos em edições anteriores também podem ser submetidos à presente edição, desde que apresentem resultados mais robustos, sendo que um projeto vencedor não se pode candidatar na mesma categoria.
No caso da submissão de candidaturas por entidades privadas, serão consideradas elegíveis se tiverem o envolvimento de uma ou mais entidades públicas, devidamente formalizado através de assinatura do respetivo(s) responsável legal.
Ao longo das várias edições, foram vários os projetos portugueses premiados pela Comissão Europeia em diversas categorias, com visibilidade e impactos acrescidos para os respetivos projetos e promotores.
Para mais informações e esclarecimentos adicionais contacte o IAPMEI através de:
Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.
Direção de Empreendedorismo e Inovação
Tel: 213 836 228/6505