A abertura do ISCTE Sintra foi assinalada com um concerto no Centro Cultural Olga Cadaval, no dia 1 de outubro.
Neste espetáculo o Coro do ISCTE, o Nova Era Vocal Ensemble e uma orquestra dirigida pelo maestro João Barros, interpretaram a obra Alexander´s Feast, or The Power of Music, de Handel.
A cerimónia contou com a presença do Presidente da Câmara Municipal de Sintra, Basílio Horta e da Ministra da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Elvira Fortunato. O ISCTE esteve representado pela Reitora, Maria de Lurdes Rodrigues, e pelo diretor do ISCTE Sintra, Ricardo Paes Mamede, tendo estado presentes representantes de vários órgãos da universidade, docentes, estudantes e funcionários, num evento aberto ao público, que encheu o Centro Cultural Olga Cadaval.
O Presidente da Câmara Municipal de Sintra esteve presente no concerto e realçou no seu discurso de abertura “a importância que este momento tem para Sintra. Marca a abertura do território ao ensino superior que se traduz num verdadeiro investimento nas pessoas e no seu futuro. Aliás, o desenvolvimento económico e social de Sintra é tributário do enino universitário no que toca à inovação e novas tecnologias, setores em que o ISCTE tem larga experiência”.
O autarca agradeceu ainda “ao ISCTE, na pessoa da sua reitora e respetiva equipa, a persistência em trazer estes cursos para Sintra, que deu os frutos que hoje podemos colher com a instalação do Instituto e com os mais de 200 alunos que vão frequentar as suas aulas.” A finalizar, o edil referiu mais uma vez que “a autarquia caminhará ao lado do ISCTE, cooperando e colaborando para que a permanência do ISCTE seja um sucesso para o concelho e para o país”.
Elvira Fortunato, Ministra da Ciência e do Ensino Superior, lembrou “que sempre que nasce uma instituição de ensino superior em Portugal, o país cresce. Cresce porque significa mais conhecimento, mais ciência, mais emprego qualificado, mais desenvolvimento social e económico”. A ministra saudou ainda “os novos alunos dos novos cursos do ISCTE” e frisou “ser um privilégio estudar, olhando para o futuro, numa vila cheia de passado e de história. Num momento único da história, numa época de digitalização e sustentabilidade que implicam mais conhecimento e ciência, estamos perante áreas emergentes do conhecimento e cada vez mais essenciais”.
No mesmo dia, num momento que antecedeu o concerto de abertura do ano letivo, o Presidente da Câmara Municipal de Sintra esteve presente da Festa de Outono, no Jardim da Correnteza para assistir à exibição da Tuna Académica do ISCTE, num gesto de boas-vindas a mais uma instituição de ensino superior ao concelho de Sintra.
O evento de entrada livre, e organizado pela autarquia e pela União das Freguesias de Sintra, decorreu no Jardim da Correnteza e nas áreas adjacentes, Rua Dr. Alfredo Costa e Av. Dr. Miguel Bombarda, um local com vista privilegiada para o Vale da Raposa e para o Centro Histórico da Vila.
O ISCTE Sintra iniciou as atividades em setembro, com oito novas licenciaturas, cujas vagas foram integralmente preenchidas na primeira fase do Concurso Nacional de Acesso. Durante a tarde, as instalações do ISCTE Sintra, estiveram abertas e foram visitadas pela população e convidados.