A presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, apresentou, no mês de maio, um novo Instrumento de Apoio à Solvabilidade para impulsionar a economia europeia e superar as graves consequências socioeconómicas da pandemia de coronavírus.
Este instrumento baseia-se no atual FEIE - Fundo Europeu para Investimentos Estratégicos e mobilizará recursos privados para apoiar, urgentemente, empresas europeias nos setores, regiões e países mais afetados economicamente.
Pretende-se, desta forma, ajudar as empresas a fazer face às dificuldades impostas pela COVID-19, a proteger o mercado único e a reforçar a coesão em toda a União Europeia, com ênfase nas empresas dos Estados-Membros em que os apoios prestados a nível nacional sejam mais limitados.
Este instrumento de apoio deverá ficar operacional já em 2020 e terá um orçamento de 31 mil milhões de euros, e pretende desbloquear 300 mil milhões de euros em apoio à solvabilidade das empresas de todos os setores económicos, preparando-as para um futuro mais limpo, digital e resiliente.
Consulte:
Instrumento de Apoio à Solvabilidade - Perguntas e respostas
Instrumento de Apoio à Solvabilidade para impulsionar a economia europeia
Orçamento de longo prazo da UE para 2021-2027: Proposta da Comissão - maio de 2020
Mais Informações AQUI