O novo Passe Único na Área Metropolitana de Lisboa (AML), Navegante, entra em vigor a 1 de abril.
Com um preço único de 30 euros (para usar os transportes dentro do mesmo município) e de 40 euros (para usar os transportes de Alcochete, Almada, Amadora, Barreiro, Cascais, Lisboa, Loures, Mafra, Moita, Montijo, Odivelas, Oeiras, Palmela, Seixal, Sesimbra, Setúbal, Sintra e Vila Franca de Xira), este novo passe único será valido de mês a mês e não por 30 dias, como até agora.
Isto significa que todas as pessoas passam a ter de carregar o passe no início de cada mês. Isto é: caso pague o passe apenas no dia 10 de maio, este só será válido até ao dia 31 de maio. Acabando assim com a validade de 30 dias após o dia de compra que vigorava até agora.
O passe único terminará com as centenas de títulos combinados que existem atualmente para a utilização dos transportes coletivos e vai ter apenas duas configurações: o Navegante Municipalcustará 30 euros, permitindo viagens dentro de cada concelho, e o Navegante Metropolitano custará 40 euros, permitindo deslocações nos meios de transporte públicos em toda a área metropolitana.
Com o novo passe, as crianças podem viajar gratuitamente em toda a AML até ao último dia dos seus 12 anos, o que atualmente só acontecia no concelho de Lisboa. Serão mantidos os descontos para estudantes, reformados e carenciados.
O novo passe, que poderá ser carregado nas bilheteiras, nas máquinas ou no multibanco a partir de 26 de março, é mensal (válido por um mês, a partir do seu primeiro dia).
A Câmara de Sintra investiu 3,9 milhões de euros na criação do passe único. O valor sobe para 4,5 milhões de euros anualmente a partir de 2020. “Esta medida vai aliviar as despesas mensais de centenas de milhares de pessoas e revolucionar a forma de mobilidade em Sintra e em toda a Área Metropolitana de Lisboa”, defendeu o presidente da Câmara de Sintra, Basílio Horta, acrescentando que a decisão, “viabiliza uma estratégia de desenvolvimento sustentável que vai melhorar, de forma muito significativa, a vida de todos que estudam, trabalham e vivem em Sintra”.
Este investimento do município de Sintra corresponde à necessidade de cofinanciamento, por parte dos municípios, do vasto conjunto de decisões com vista à melhoria da mobilidade e transportes, tendo sido definido um valor global de 31 milhões e 225 mil euros da responsabilidade dos municípios.
Poderá saber mais acerca dos novos passes AQUI e no site da AML www.aml.pt/passe-palavra.