Os Serviços Municipalizados de Água e Saneamento de Sintra (SMAS de Sintra) estão a proceder à colocação de 195 contentores enterrados na Serra das Minas, freguesia de Rio de Mouro, no valor de 450 mil euros.
Esta intervenção complementa as empreitadas em curso de remodelação da rede de abastecimento de água e da reabilitação do Bairro João XXIII, que correspondem a um investimento por parte da Câmara Municipal de Sintra superior a 2 milhões e 200 mil euros.
Para o presidente da Câmara Municipal de Sintra e presidente do Conselho de Administração dos SMAS, Basílio Horta, este investimento “vai permitir não só a melhoria da eficácia da recolha de resíduos, como também a melhoria do ambiente urbano e, por conseguinte, da qualidade de vida dos nossos munícipes”.
A intervenção tem como objetivo a substituição dos contentores de superfície por equipamentos enterrados nos atuais 41 pontos de deposição de resíduos urbanos, a que acrescem agora mais 3 locais, passando de 174 para o total de 195 contentores de reciclagem (plástico/embalagens, papel/cartão, vidro) e resíduos indiferenciados. Este acréscimo traduz um aumento da capacidade de deposição indiferenciada de 187 mil litros e de recolha seletiva de 227 mil litros.
A autarquia de Sintra tem vindo a requalificar diversas áreas na Serra das Minas, nomeadamente com a reabilitação do espaço público do Bairro João XXIII - que incluiu a requalificação de 6 edifícios municipais- , a construção de um parque intergeracional, zonas de lazer a convívio e espaço de jogo e recreio interligados por espaços verdes.