Foi publicada em Diário da República a aprovação da Agenda de Inovação para a Agricultura 2020-2030, com o objetivo fazer crescer a agricultura de forma sustentável e com base na inovação
A Agenda de Inovação para Agricultura está alinhada com as prioridades estabelecidas no Programa do Governo: o combate às alterações climáticas, o esbatimento das desigualdades, a alteração da nossa estrutura demográfica e a transição digital.
Ciente do contributo que uma Agricultura mais inovadora, eficiente e sustentável pode ter na promoção do bem-estar e da sustentabilidade da sociedade portuguesa, é assim apresentada a Agenda de Inovação para a Agricultura 2020-2030, pretendendo tomar parte numa resposta ágil e adequada que os vários desafios exigem do setor.
A Agenda cumpre os desígnios do Programa do Governo, as orientações e compromissos dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) das Nações Unidas, do Pacto Ecológico Europeu e, especificamente, da estratégia «Do prado ao prato». Incorpora os compromissos assumidos nas várias estratégias, programas e planos nacionais, da área governativa da Agricultura ou que tenham intervenção ou impacto no setor agroalimentar.
A Agenda foi construída de forma participada, recolhendo mais de uma centena de intervenções e quase nove dezenas de contributos escritos, decorrentes das oitos sessões públicas promovidas.
Um maior respeito pela natureza e pela preservação da biodiversidade, são indicadores que permitirão combater a degradação dos solos e o desperdício no processo produtivo, bem como a definição de um modelo agrícola sustentável, que assegure uma alimentação de qualidade e em quantidade, assente em produtos frescos, da época, locais, em cadeias curtas, por forma a reduzir a pegada ecológica.
Saiba mais AQUI.