Pela primeira vez, Portugal faz parte do grupo de países fortemente inovadores, atingindo a melhor posição de sempre no ranking do European Innovation Scoreboard 2020, publicação anual da Comissão Europeia.
Nos últimos 10 anos, Portugal foi sempre classificado como Inovador Moderado, sendo este o primeiro ano em que se encontra no grupo dos Inovadores Fortes (em 12º lugar), o que representa uma subida de 6 lugares em relação à posição que ocupava na edição de 2016 e de um lugar em relação à edição anterior.
O estudo avalia os pontos fortes e fracos relativos aos sistemas nacionais de inovação e ajuda os países a avaliar as áreas nas quais precisam de concentrar os seus esforços para aumentar o seu desempenho em inovação. Para além disso, faz a distinção entre quatro tipos principais de atividade (condições estruturais, investimentos públicos e privados, atividades de inovação, impacto das atividades) que abrangem, no total, dez dimensões de inovação e 27 indicadores diferentes.
A importância da inovação tem sido salientada pela Europa como uma das formas de dar resposta aos desafios socioeconómicos, como meio de crescimento e desenvolvimento.
A necessidade de superar o forte nível de desemprego e de recessão económica tem-se traduzido numa forte aposta no desenvolvimento de soluções inovadoras que integram diferentes áreas científicas e, por isso, com maior capacidade de resolução.
É também seguindo esta estratégia que a Europa continua a incentivar a inovação aberta de modo a encontrar respostas para a pandemia mundial em que vivemos.
O European Innovation Scoreboard (EIS) é um relatório anual, publicado desde 2001, que fornece uma análise comparativa do desempenho da inovação nos Estados-Membros (EM) da União Europeia (UE), outros países europeus e vizinhos regionais, avaliando os pontos fortes e fracos dos sistemas nacionais de inovação e ajudando assim os países a identificar as áreas que necessitam de intervenção.
Mais informações AQUI.