A Área Metropolitana de Lisboa (AML) abriu um concurso público para aquisição de uma plataforma central de gestão integrada de transportes públicos no valor de 2,8 milhões de euros. As candidaturas estão a decorrer até dia 4 de março.
A plataforma tem como objetivo congregar os diversos serviços prestados aos utentes dos transportes públicos e os sistemas inteligentes de transportes que a AML está a desenvolver ao nível dos sistemas de bilhética e de informação ao público, traduzindo-se, por isso, num instrumento essencial para a melhoria da interoperabilidade e integração dos serviços prestados pelos diferentes operadores de transportes públicos.
Este processo é imprescindível à operacionalização do novo serviço de transporte rodoviário na AML, previsto para o final deste ano, o qual pretende disponibilizar uma rede de serviços de transporte mais completos e com uma maior eficiência, maior sustentabilidade ambiental, melhor qualidade do serviço, rejuvenescimento substancial da frota, mais responsabilidade social, melhor imagem, informação mais completa e maior foco nos utentes.
A nova rede de serviços de transporte público irá cobrir a região metropolitana de Lisboa com cerca de 600 linhas rodoviárias, que se traduzirá num aumento de cerca de 40% face ao atual serviço de transporte rodoviário existente.
Recorde-se que no âmbito deste processo de modernização, a AML tem já em fase de conclusão 18 quiosques para disponibilização imediata e carregamento de cartões Lisboa Viva / Navegante, está a desenvolver uma modernização do sistema de bilhética e tem em curso o processo de adjudicação de 320 painéis de informação sobre o tempo de espera dos autocarros nas paragens e de 50 painéis informativos indoor.
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