Estão de decorrer, até 22 de janeiro, as candidaturas ao primeiro concurso de 2022 no âmbito da Promoção de vinho em países terceiros - Plano Nacional de Apoio 2019-2023.
O Plano Nacional de Apoio tem por objetivos estabelecer uma estratégia forte de promoção em mercados de países terceiros, reforçar e consolidar a presença e a penetração dos vinhos portugueses com Denominação de Origem Protegida (DOP) / Indicação Geográfica Protegida (IGP) e vinhos com indicação de casta, posicionar os vinhos portugueses num patamar de reconhecida qualidade (segmento de preços médio, médio alto e alto, aumentando assim o conhecimento das características e qualidade dos vinhos portugueses, fomentando a notoriedade do país enquanto produtor de vinhos.
Com um valor de 6 milhões de euros, a medida agora em vigor destina-se a apoiar a promoção de vinhos em todos os mercados de países terceiros, com um período de execução de um ano, sendo considerados prioritários Angola, Moçambique, Canadá, EUA, Brasil, Colômbia, México, Noruega, Rússia, Suíça, Ucrânia, China, Coreia do Sul, Japão e Singapura bem como o Reino Unido, considerado país terceiro desde 1 de janeiro de 2021.
Numa estratégia consistente de apoio ao investimento das exportações do vinho nacional, desenvolvida pelo Instituto do Vinho e da Vinha (IVV) em articulação com o IFAP – Instituto de Financiamento da Agricultura e Pescas, o apoio à promoção em países terceiros é destinado às empresas exportadoras, organizações interprofissionais e outras entidades com projetos de promoção em países extracomunitários.
Mais informação em ivv.gov.pt