A segunda edição do encontro do Programa Nacional de Apoio ao Investimento da Diáspora vai realizar-se 14 a 16 de dezembro, em Viana do Castelo.
Este encontro é dirigido a cidadãos portugueses residentes no exterior que pretendem investir em Portugal ou expandir o seu negócio, tem como objetivos promover o investimento da diáspora, fomentar as exportações, apoiar a internacionalização dos negócios locais e contribuir para a coesão territorial através do potencial empreendedor das comunidades portuguesas. É o momento para conhecer as políticas, programas, prioridades e oportunidades de investimento em Portugal.
Sendo Viana do Castelo uma região particularmente ligada à economia do mar, haverá um enfoque adicional no tema, bem como as energias renováveis e sustentabilidade, somando às mais variadas áreas de negócio. A cidade de Viana do Castelo, oferecerá a oportunidade para os investidores conhecerem de perto o potencial económico e turístico da região do Minho.
Os encontros PNAID são uma iniciativa conjunta da Secretaria de Estado da Comunidades Portuguesas e da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Regional que proporcionam um espaço de diálogo e networking que impulsiona a criação de sinergias de sucesso entre empresários da diáspora, instituições e empresários nacionais.
Sintra recebeu em 2016 o primeiro Encontro de Investidores da Diáspora e contou com a presença de mais de 300 representantes de micro e pequenas empresas da diáspora, representantes de câmaras do comércio, entre outros para debater e partilhar experiências entre as diversas realidades da diáspora, conhecimento e diálogo intercultural e estabelecer eventuais parcerias de negócio. Em 2022 o município passou a integrar a Rede de Apoio ao Investidor da Diáspora (RAID).
Mais informação e inscrições AQUI.