O Governo criou uma nova linha de crédito – Linha – “Apoio à Produção” para ajudar a manter e a preservar a capacidade produtiva das empresas mais afetadas pelo conflito na Ucrânia.
A linha de crédito já se encontra disponível, tem uma dotação global de 400 milhões de euros, e cobertura de 70% do crédito, num prazo de até 8 anos, com 12 meses de carência de capital.
Este financiamento destina-se a empresas que operam na indústria transformadora e nos transportes que preencham os seguintes requisitos:
- Peso igual ou superior a 20% nos custos energéticos nos custos de produção;
- Aumento do custo de mercadorias vendidas e consumidas igual ou superior a 20%;
- Quebra da faturação operacional igual ou superior a 15% quando resulte da redução de encomendas devido a escassez ou dificuldade de obtenção de matérias-primas, componentes ou bens intermédios.
Estão isentas da necessidade de preencher estes requisitos, todas as empresas destes setores que operam especificamente na produção de bens alimentares de primeira necessidade.
O Governo, com estas e com outras medidas que venha a tomar, pretende proteger a atividade económica, mitigando as sérias consequências geradas pela invasão militar da Rússia contra a Ucrânia.
Saiba mais AQUI