Sintra recebeu conferência “Sintra do Futuro: Talento, Competitividade e Inovação”

Sintra recebeu conferência “Sintra do Futuro: Talento, Competitividade e Inovação”

O ISCTE - Sintra recebeu, esta segunda-feira, a conferência “Sintra do Futuro: Talento, Competitividade e Inovação”.

O evento contou na abertura com a apresentação da atualização do estudo sobre o impacto económico e social da indústria do tabaco. Este estudo, realizado pelo ISCTE Executive Education, para a Tabaqueira, incide sobre a indústria transformadora de tabaco com o objetivo de estimar o real contributo económico e social do setor industrial de tabaco.

Basílio Horta, presidente da Câmara Municipal de Sintra referiu “que Sintra é o terceiro concelho com maior número de empresas com uma atividade económica intensa e diversificada”, sublinhando “a Tabaqueira e o ISCTE desenvolvem um papel importantíssimo na economia saudável do concelho”.

O painel dedicado às empresas sentou à mesa, Marcelo Nico, Diretor-Geral da Tabaqueira, Teresa Grilo, Pró-Reitora do ISCTE, Maria do Carmo Neves, Presidente do Conselho de Administração do Grupo Tecnimede e Adriano Lourenço, Presidente do Conselho de Administração do Grupo Metal, com moderação do presidente do Conselho Estratégico Empresarial de Sintra, António Pires de Lima.

A conferência trouxe para o debate as questões que deram nome à conferência, o talento, a competitividade e a inovação a par com os diferentes pontos de vista dos oradores que se relacionaram com competências, capacidades, oportunidades, emprego, investimento, entre outros.

O presidente do Conselho Estratégico Empresarial, António Pires de Lima, encerrou a sessão salientando que “as pessoas não são custos, têm o seu valor e acrescentam valor às empresas”, reforçando ainda que “o principal salto para uma economia mais competitiva prende-se com as qualificações, as competências, as qualidades e a dignificação das pessoas a quem damos trabalho”.

O ISCTE, a Tabaqueira, o Grupo Metal e a Tecnimede  integram, a par com outras empresas sediadas em Sintra, o Conselho Estratégico Empresarial, dinamizado pela autarquia, e que funciona como um interlocutor privilegiado entre empresários e investidores de dimensão nacional e local estando focado em melhorar as condições e oportunidades de negócio e investimento em Sintra que dinamizem a economia e promovam o emprego.