A Comissão Europeia publicou um guia, produzido pelo IAPMEI, para ajudar empresários a interpretar o novo Regulamento de Conceção Ecológica de Produtos Sustentáveis, lançado com o objetivo de tornar os modelos de negócio mais sustentáveis e amigos do ambiente no espaço europeu.
O novo quadro regulatório, ESPR (Ecodesign for Sustainable Products Regulation, na versão inglesa), entrou em vigor a 18 de julho de 2024, e veio substituir a anterior Diretiva 2009/125/CE, especialmente dirigida a artigos relacionados com o consumo de energia, como o material elétrico e eletrónico, criando requisitos de sustentabilidade ambiental para quase todas as categorias de produtos, incluindo componentes e produtos intermédios.
Fora do seu âmbito de atuação ficam os géneros alimentícios, alimentação animal, medicamentos, produtos veterinários, plantas e animais, e veículos a motor.
A implementação da nova regulamentação está em curso e envolve um período de transição entre os dois diplomas, prevendo-se a adoção do primeiro plano de trabalho da ESPR para o segundo trimestre de 2025.
Mais informações AQUI