A CITE – Comissão para a Igualdade no Trabalho e no Emprego distinguiu a Parques de Sintra com o Selo da Igualdade Salarial 2024 pelas suas boas práticas na promoção da igualdade remuneratória entre mulheres e homens por trabalho igual ou de igual valor.
Para a empresa, que conta com 335 colaboradores, este reconhecimento é um testemunho do seu compromisso contínuo com a igualdade de género e a eliminação das disparidades salariais entre mulheres e homens.
A Parques de Sintra é uma empresa de capitais exclusivamente públicos, criada em 2000, no seguimento da classificação pela UNESCO da Paisagem Cultural de Sintra como Património da Humanidade (1995).
Atualmente, tem ao seu cuidado 11 parques e monumentos, nos quais se incluem o Parque e Palácio Nacional da Pena; os Palácios Nacionais de Sintra e de Queluz; o Chalet da Condessa d’Edla; o Castelo dos Mouros; o Parque e Palácio de Monserrate; o Convento dos Capuchos; e a Escola Portuguesa de Arte Equestre.
Fundada em 1979, a CITE é o mecanismo nacional que prossegue a igualdade e não discriminação entre homens e mulheres no trabalho, no emprego e na formação profissional. De acordo com os dados que divulgou recentemente, “em Portugal, as mulheres ainda ganham, em média, menos 13,2% do que os homens. Se considerarmos, também, os prémios e subsídios regulares, a diferença sobre para os 16%.”