A Parques de Sintra apresentou dois inovadores projetos de digitalização do turismo, no Lisbon Tourism Summit, evento digital sobre Turismo de Lisboa que se realizou de 16 a 18 de novembro.
Foi no âmbito do programa internacional de inovação colaborativa “The Journey 4.0 – Innovation for Tourism”, inserido no Lisbon Tourism Summit promovido pela Beta-i e pelo Turismo de Portugal, cujo foco se centrou na digitalização do turismo e nas novas soluções que melhorem a experiência do turista, que a Parques de Sintra apresentou os dois projetos piloto de digitalização do turismo desenvolvidos em parceria com duas startups.
O primeiro projeto piloto Pena Quest consiste num percurso digital de aproximadamente uma hora, onde é proposta a resolução de desafios, à medida que se descobrem alguns dos mais importantes recantos do parque, uma novidade direcionada a novos públicos. A experiência funciona através de um QRCode que faculta a informação necessária, para aceder à aplicação sem ligação à internet.
O segundo projeto piloto foi desenvolvido em parceria com a stratup israelita Parsempo e permite conhecer o público através do canal de comunicação da Corporate TV, fornecendo dados como idade, género e tempo de visualização, com vista à adaptação das playlists à real audiência e, em última instância, ao aumento das taxas de conversão em cross e up-selling.
O programa “The Journey 4.0 – Innovation for Tourism” convida startups de todo o mundo a apresentar soluções inovadoras que respondam aos desafios apresentados por empresas de referência na área do Turismo, caso das soluções de pagamento e outras favorecedoras do relançamento do setor do turismo.