Segundo o Publituris – Jornal de Turismo e Viagens, o turismo europeu aproxima-se dos níveis pré-pandémicos verificados em 2023, com Portugal a destacar-se com um crescimento de 11%.
De acordo com esta edição digital, no final de 2023 o turismo na europa continuou a aumentar de forma robusta a sua recuperação, aproximando-se dos níveis pré-pandémicos, apesar da elevada inflação.
Em todos os destinos analisados no relatório trimestral “Tendências e perspetivas do turismo europeu”, publicado pela European Travel Commission (ETC), as chegadas de turistas estrangeiros ficaram 1,6% abaixo dos números de 2019 (com o número de noites 0,6% abaixo) mostrando uma procura resiliente em todo o continente – prevendo-se que esta tendência continue em 2024.
O site refere ainda que os preços diminuíram ligeiramente nos últimos meses de 2023 em comparação com o trimestre anterior para os custos relacionados com o turismo, mas permanecem significativamente elevadas em relação aos níveis pré-pandémicos.
Esta recuperação verifica-se pelo elevado número de viagens intra-europeias, principalmente da Alemanha, França e Países Baixos. As chegadas de longo curso também estão a recuperar, embora a um ritmo mais lento, apresentando variações significativas entre regiões como a Ásia-Pacífico e a América do Norte.
É de salientar ainda que segundo a Publituris, em 2023 o alojamento turístico, em Portugal, recebeu mais de 30 milhões de hóspedes e as dormidas ultrapassaram as 77 milhões.
Tendo o turismo português atingido, dessa forma, um novo recorde: mais de seis mil milhões de euros de receita.
Leia o artigo completo AQUI.