A 6.ª edição do concurso “100 Melhores Destinos Sustentáveis”, realizado pela Green Destinations, volta a colocar Sintra na lista dos destinos mais sustentáveis do mundo.
Os destinos eleitos para este ano foram apresentados esta terça-feira, pela Green Destinations, uma rede de organizações internacionais especializadas em turismo sustentável. Além de Sintra, o concurso premiou mais 10 lugares portugueses, sendo eles a região do Alto Minho, Águeda, Arouca, Açores, Cascais, o projecto Dark Sky Alqueva, a cidade de Lagos, as serras do Socorro e Archeira, Torres Vedras e a região do Oeste.
O programa Green Destinations Awards certifica e promove destinos turísticos sustentáveis, a nível internacional, de acordo com critérios ambientais, socioeconómicos e culturais.
Este galardão reconhece as políticas e as medidas implementadas pelos destinos turísticos, que contribuam favoravelmente para a sustentabilidade dos seus territórios, bem como a excelência da sua gestão, que passa por aspetos como a conservação da natureza e do património, a gestão de resíduos, a energia e o clima.
A lista dos 100 destinos mais sustentáveis é elaborada anualmente pela Green Destinations, sendo as candidaturas dos destinos analisadas de acordo com 30 critérios de sustentabilidade, por um júri internacional, composto por especialistas de vários países e parceiros da fundação.