As micro e médias empresas do setor do turismo e de outras atividades económicas com relevo para o turismo têm novas alterações às medidas de apoio à tesouraria.
Esta linha de financiamento que complementa outras medidas de apoio às empresas aprovadas pelo Governo, pretende responder às necessidades temporárias de fundo de maneio das micro e pequenas empresas, salvaguardando a sua atividade plena e o seu capital humano.
De acordo com o Despacho Normativo n.º 8/2021, de 3 de março, as empresas do setor do turismo e outras atividades económicas com relevo para o turismo, poderão usufruir do alargamento de prazos ou reforço financeiro, nomeadamente:
- a aplicação de moratória ao início do reembolso dos empréstimos já concedidos (todos os períodos de carência que terminem até dia 31 de março de 2022 são prorrogados até 30 de junho de 2022);
- o reforço da dotação para 120 milhões de euros (havia sido já reforçada em agosto 2020 e janeiro 2021);
- o aumento do valor do prémio de desempenho em 250 euros por empresa, mediante adesão ao selo Clean & Safe e frequência das respetivas ações de formação no decorrer do ano de 2021, num processo de preparação contínua para o momento da retoma.
Esta alteração aplica-se a todas as candidaturas, novas e já aprovadas à data da publicação do presente Despacho Normativo.
As candidaturas a estas medidas são efetuadas através de formulário disponível no SGPI | Formalização de candidaturas, sendo que cada empresa pode apresentar mais do que uma candidatura, desde que respeite um intervalo de tempo de 3 meses entre a data da aprovação da anterior e a data da submissão da nova candidatura.
Mais informações AQUI