O Conselho Mundial de Viagens e Turismo (WTTC) estima que, até 2035, o setor das viagens e turismo deverá gerar mais 4,5 milhões de empregos, atingindo mais de 30 milhões no total, o que reforça o papel do setor na União Europeia (UE).
Segundo este organismo, o setor representará um em cada sete empregos em toda a UE, tornando-se numa das indústrias de importância estratégica.
As previsões do WTTC indicam que a contribuição do setor para o PIB poderá atingir quase 2,3 biliões de euros, com uma participação económica a aproximar-se dos 11% no mesmo período
O setor continuará a superar o crescimento económico global, com uma taxa de crescimento anual composta (CAGR) de 1,8% ao longo de 10 anos, comparado com 1,3% para a economia da União Europeia no geral, contribuindo ainda com mais de 900 mil milhões de euros anualmente para os governos da UE através de receitas fiscais.
O WTTC estima que as despesas dos visitantes internacionais deverão atingir os 730 mil milhões de euros na próxima década, enquanto as despesas dos visitantes domésticos estão projetadas para ultrapassar os 1,2 biliões de euros.
Em 2025, a WTTC prevê que o setor das viagens e do turismo na UE contribua com quase 1,9 biliões de euros para o PIB do bloco, representando 10,5% da economia da UE. O emprego deverá atingir quase 26 milhões, representando 12% de todos os empregos na União.
As previsões do WTTC apontam para que os gastos dos visitantes internacionais atinjam 573 mil milhões de euros este ano, um crescimento superior a 11% face a 2024, enquanto os gastos domésticos deverão aumentar para 1,1 biliões de euros, uma subida de 1,6% em relação ao ano anterior.
Saiba mais AQUI.