Novo fundo europeu destinado à Economia Azul

Novo fundo europeu destinado à Economia Azul

A Comissão Europeia e o Fundo Europeu de Investimento lançaram Programa Crescimento Azul, fundo dedicado inteiramente à Economia Azul.

O principal objetivo do Programa Crescimento Azul é o aumento da criação de valor e o crescimento sustentável na economia azul portuguesa, bem como aumentar a investigação, promover a educação e a formação nas áreas marinha e marítimas.

O programa contribuirá para o objetivo global de reduzir as diferenças económicas e sociais e reforçar a relação bilateral através do financiamento de diferentes projetos, considerando alcançar cinco resultados nas seguintes três áreas do Programa:

  • Desenvolvimento de negócios, inovação e PME’s;
  • Investigação
  • Educação, Bolsas de Estudo, Literacia Empreendedorismo Jovem.

Este programa visa o aumento da criação de valor e o crescimento sustentável, incluindo o crescimento económico marinho e marítimo de longo prazo, a coesão social (em termos de comunidades locais e atividades marítimas) e a proteção do meio marinho, desempenhando um papel importante na transição para a neutralidade de carbono até 2050.

Podem candidatar-se empresas emergentes, em fase de arranque ou PME’s, especializadas em bens ou serviços, que contribuam para a economia marítima, quer operem no mar ou em terra.

As energias renováveis, a sustentabilidade de produtos do mar, a biotecnologia azul e os sistemas informáticos marítimos são algumas das categorias apoiadas pelo fundo.

O programa conta com uma dotação de cerca de 44,7 M€, em que cerca de 70% será dedicado à área do negócio e inovação.

Saiba mais AQUI .